jump to navigation

10>Abrãao – Saco do Céu>31.12.05 maio 20, 2006

Posted by bttgeraes in 1.
trackback

………………………………………………………………………………….
31122005_11_g-799960

A rota esperada

No primeiro dia de BTT na ilha, uma trilha nível fácil, pra aquecer. No segundo, uma pedreira, nível ultra-difícil, impedalável em quase toda a sua extensão. Pois na terceira tentativa, encontramos o que queríamos. No percurso para o Saco do Céu – uma pequena bahia ao Leste do Abraão – single tracks apetitosos e trechinhos desafiantes. O melhor: 99% pedalável pra um nível intermediário como o nosso.
31122005_1_g-777214

Saímos novamente tarde, às 11:00. Como estamos na costa, o primeito trecho de toda trilha invariavelmente é uma subida. O perfil topográfico mantém as mesmas características da rota Lopes Mendes. A diferença aqui é que os aclives e declives não são tão acentuados, permitindo a fluidez necessária.
31122005_2_g-769539

O solo também tem uma característica interessante: parece que por ser um caminho menos visado, as raízes não estão tão expostas. Ao invés de prejudicar, aqui elas nos ajudam a subir, fornecendo o famoso “grip”.
31122005_4_g-751968

31122005_3_g-761508

Após vencer com alguma dificuldade esta primeira etapa, surge a primeira ladeira abaixo. Pra alguns, hora da diversão extrema, com tudo que o risco controlado na medida certa pode oferecer. Pra outros (leia-se Bella) descer o morro fora da BTT também não é problema. Cada um com seus limites, e todos curtindo.
31122005_5_g-744224

Assim seguimos por mais duas subidas e duas descidas fortes, até errarmos o caminho e chegarmos na praia da Feiticeira. Vizinha à cachoeira de mesmo nome, pelo nosso mapinha surrado percebemos que estamos na metade da rota.
31122005_6_g-790272

31122005_8_g-775089

Erro identificado, erro corrigido, e em uma hora estávamos no topo da escada que desemboca na praia da Camiranga. Isso mesmo: a ladeira é tão ígreme que fizeram uma longa escada de cimento para permitir o acesso. Aqui está o 1% não-pedalável dessa rota.
31122005_12_g-766976

Da Camiranga até o Saco do Céu, várias outras prainhas, mas nada de trilha, só areia. Decidimos aportar na praia de Fora, a última antes do Saco. É dia de Reveillon, melhor ficar descansado, pois à noite tem festa no camping.
31122005_9_g-774442

31122005_10_g-708274

O retorno ao Abraão foi supreendentemente rápido, metade do tempo de ida. Quase não paramos pra fotografar, não erramos o caminho e a ansiedade de chegar nos encheu de energia. Em 1:15 chegamos ao camping, que já estava movimentado. Eram os preparativos pra noite e o pessoal já se aprontando.

Uma felicidade toma conta de nós dois: no ano em que o BTT Geraes nasceu, uma rota 100%, pra fechar com chave de ouro.