jump to navigation

04>Bocaina>12.10.05 maio 20, 2006

Posted by bttgeraes in 1.
trackback

Um dia no Caraça: 2º tempo

Após as emoções oferecidas pelos Campos de Fora, agora aguardavam-nos os acontecimentos da segunda parte do dia.
………………………………………………………………………………….

Ficha Técnica

Localidade: Catas Altas – MG
Data: 12 de Outubro de 2005
Distância Total:
18km, em 4:30 horas
Reabastecimento d’água: sim
Sinal de Celular: não
Tipos de via:
-estrada de terra: 8%
-trilha em campo: 42%
-trilha em mata: 50%
Navegação: intermediária
Nível de Dificuldade: difícil
………………………………………………………………………………….

bocaina

PH nos conta que saindo da Ponte do Bode a corrente embolou. Sorte que não pedalou, e talvez por isso a gancheira não se partira, mas apenas amassou de uma forma radical.  A gancheira estava em forma de anzol torcido. O câmbio apontava para cima. A corrente magoada ainda estrebuchava quando a encontramos.

Catamos a corrente arrebentada e seguimos empurrando as magrelas pelos 50 últimos metros até os carros-base, para avaliar os estragos. Eram 14:45 e o sol ainda brilhava no firmamento.

Lanches e conversas na área de piquenique do Santuário. Alongamentos, sombra e grama. A fome falava mais alto e a vontade era de aproveitar o dia. Os lanches de cada um, preparados no dia anterior, eram consumidos em clima de parcimônia e solidariedade. O assunto persistia: seguir sem um integrante? Qual a solução? Cada um tinha uma opinião. Eu já havia até perguntado ao PH se ele havia trazido um bom livro quando nos convencemos de que poderíamos desamassar aquele pedaço de alumínio.

Desacoplamos o câmbio da gancheira e delicadamente a amassamos para que reassumisse a forma original. Força bruta, duas pedras e várias mãos amigas resolveram rapidamente a situação. Ferramentas, algum conhecimento e disposição ajudaram. Remendamos a corrente e… a btt voltou a funcionar direitinho! Seguimos com o programa combinado, que incluía volta noturna. Às 16h quatro ciclistas de barrigas cheias partiam para a Bocaina.

parada

Guilherme e Diogo, por estarem mais habituados ao caminho, seguem na frente. Campos e degraus: navegação. Em cima das bicicletas, o campo com degraus transforma-se em alegria pura. A mata, buscando retomar seu lugar, chega de repente. Aperta e cobre a trilha, mergulhando-nos em sombras. Araucárias. Chão de folhas. Fotografias. Atingimos os imensos buracos  de erosão e as bicis ficam. O grupo segue a pé para a Bocaina.

dsc01907

dsc01906

Eram 16:42h quando avistamos a água, correndo escondida nas fendas entre os grandes blocos de quartizito salpicado de cores. Momentos de descanso e relaxamento. O sol se despedia de nós com vagar naquele recanto afastado 8km do colégio. Já tínhamos nadado e fotografado. Alguns até cochilaram nas pedras frias. Horário do completo pôr-do-sol:17:48h. Hora de pegar o caminho de volta.

caraca-147

dsc01905

caminhodevolta

Breve caminhada e logo alcançamos as bicicletas. Algumas descansavam à beira do caminho, outras estavam escondidas pelo mato, freios frios para uma volta segura. A noite chegava à medida que a mata nos engolia, oque tornava a técnica ainda mais necessária.

caraca-196

No trecho do riacho com a pinguela, o céu ainda guardava alguma luz quando resolvemos fazer uma sessão fotográfica. Guilherme atravessava o rio medieval sob o espocar de modernos flashes digitais quando a segurança chegou. Os caras nos adoram*. Daniel acompanhou-nos até perto do asfalto.

dsc01911

Chegamos nos carros às 19:20h. Sob a luz de nossas lanternas fizemos a transição e agora nos preparávamos para encarar a estrada. Consumimos os biscoitos finais. A volta foi tranqüila. Fotos na portaria, sob um céu salpicado de luzes. O grupo se despedia, agradecido, por mais um dia quente e intenso de btt no veranico do Caraça.

caraca-191

* não é bem assim…

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: