jump to navigation

09>Abrãao – Lopes Mendes>29.12.05 maio 20, 2006

Posted by bttgeraes in 1.
trackback

………………………………………………………………………………….

29122005_1_g-7154221

A vingança das BTTs

Depois de uma rápida – mas necessária – limpeza na relação das BTTs, estamos prontos pra mais um dia na Ilha. No dia anterior, conversamos com várias pessoas para decidir que rumo tomaríamos.

29122005_2_g-7073931

Há muitos anos, eu fiz a trilha Abraão > Lopes Mendes, mas não me lembrava bem do caminho. Alguns nos disseram que era bastante técnica, porém pedalável. Outros, que era loucura, riam ao ouvir nossa indagação. Imbuídos do espírito BTT Geraes, decidimos arriscar.

Saímos tarde, entramos na trilha às 11:15 da manhã. Já na primeira subida, saindo da praia do Abraão, percebemos o que nos esperava: o solo escorregadio e sulcado por raízes, em terrenos com inclinações em torno de 60º (de verdade). Era a mata atlântica mostrando que pode ser, além de exuberante e rica, cruel. A umidade da mata fechada nos fazia suar exageradamente. O ardor nos olhos começava a incomodar. Durante os primeiros 40 minutos de percurso, as BTTs tiveram sua forra. Dessa vez, ao invés de serem castigadas pelos pilotos, foram carregadas por nós por quase 3km de hike-bike. Hike-bike não, CLIMB-bike, pois se com uma mão segurávamos as BTTs, com a outra galgávamos as raízes para conseguir subir. Veja as fotos e entenderá.

29122005_3_g-7992462

29122005_4_g-7921051

29122005_5_g-7838831

Ao final desse 1º ato, a recompensa: uma clareira se abre, revelando a enseada do Abraão e várias pequenas prainhas, lá embaixo. Agora, com quase duas horas, após alguns raros trechos pedaláveis, avançamos em direção a Palmas. Uma das praias intermediárias entre o Abraão e Lopes Mendes, Palmas é o último ponto com estrutura mínima antes do destino final.

29122005_6_g-7392283

Daqui pra frente, mais duas pequenas praias antes de Lopes: Mangues e Pouso, separadas por 5 minutos a pé. Depois de pedalar pouco e empurrar muito, em 3 horas alcançamos a descida final até Mangues.

29122005_7_g-7320301

29122005_9_g-7176621

Aqui a diversão rolou solta, e pudemos usufruir do esporte como deve ser praticado: EM CIMA das bicicletas, e não o contrário. Em Pouso, a 20 minutos de Lopes Mendes, decidimos deixar as BTTs. A nossa carona de retorno ao Abraão – a escuna Papik – sairia daqui, e era melhor não arriscar imprevistos.

29122005_11_g-7318721

O fim do dia na praia foi recompensador, mas planejamos voltar a pé em outra ocasião, a fim de curtir com calma. Às 17:30 voltamos de Lopes Mendes até Pouso e embarcamos. Nesse trajeto de volta, pelo mar, pudemos ver com clareza várias passagens cumpridas na ida, como o mirante do início da “carregada”.

29122005_12_g-7255261

Conversando com a tripulação, tivemos a certeza de ter valido a pena, tamanha era a admiração do pessoal ao ver as magrelas e quase não acreditarem que fomos com elas até ali. Mineirinhos animados, diziam. Culpa da bandeira no camelbak da Bella…