jump to navigation

54>San Martin de Los Andes – Argentina>13.03.12 maio 19, 2012

Posted by bttgeraes in Sem categoria.
trackback

…………………………………………………………………………………

Ficha Técnica

Localidade: San Martin de Los Andes-ARG
Data: 13 de março de 2012
Distância Total: 20 km, em 3 horas
Reabastecimento d’água: sim
Sinal de Celular:
Tipos de via:
-estrada de asfalto: 20%
-estrada de terra : 20%
-trilha “single track”: 60%

Navegação: médio
Nível de Dificuldade: médio

…………………………………………………………………………………

Uma das tantas mega lojas “outdoor”.

Ao chegarmos em San Martin de Los Andes, rapidamente uma coisa nos chamou bastante a atenção: a quantidade – e qualidade – das btts que transitavam por toda parte. Somado a isso, o grande número de lojas especializadas em artigos de montanha. Lado a lado, as melhores marcas de roupas, calçados, acessórios em geral e sempre muitas bicicletas “sonhos de consumo”. Tudo indicava que desembarcávamos numa espécie de capital do btt argentino.

San Martin é uma charmosa cidade localizada na província de Neuquén, às margens do lago Lacar e encostada na cordilheira dos Andes, bem próxima da fronteira com o Chile. Um lugar super cosmopolita que atrai visitantes o ano inteiro. Para tal, possui ótima infra-estrutura turística e organização urbana exemplar.

Nossa estadia por lá tinha um objetivo principal: a ascensão ao vulcão Lanín, para uma reportagem na revista Aventura & Ação. Mas teríamos, na véspera, um dia livre. Sem pensar duas vezes, articulamos com a Secretaria de Turismo Municipal uma trilha em btts.

Alugamos as bicicletas, fomos apresentados ao nosso guia, Ruby, proprietário da MTB Patagonia Tours e partimos juntos de outros ciclistas, num grupo de 7 pessoas.

Tomamos a saída da cidade em direção ao Lacar. Contornamos sua praia, seguimos pela pista da esquerda na primeira bifurcação e demos início a um longo e constante aclive, ainda na pista de asfalto. O dia era perfeito: céu azul, clima agradável e ar fresco, proveniente dos milenares bosques de araucárias.

Imagem

O grupo

Em alguns minutos, o asfalto cede lugar a uma estrada de terra poeirenta um pouco cascalhada, sempre subindo, incessantemente. Também contínuo é o visual do imenso e azul Lago Lacar, à nossa direita. Vez ou outra, um mirante pode ser acessado para contemplação.

Imagem

Força nas Pernas!

Imagem

Céu Azul

Imagem

Lago Lacar

Essa primeira parte do pedal é a mais cansativa, sempre morro acima, algumas centenas de metros. Mas é claro que já imaginávamos o que nos aguardaria, pois tudo o que sobe, uma hora deve descer. E de fato iniciamos o declive, cortando trechos sinuosos da estradinha, até uma saída para um single track à direita, onde a diversão verdadeiramente começava. A partir daí, diversos trechos rápidos em meio a campos e bosques andinos. Muitos riachos pelo caminho, pequenas pontes, algumas descidas bem acentuadas e muita poeira pra trás. Um autêntico e bom btt, exatamente como deve ser.

Imagem

Iníco dos single tracks

Imagem

Início da descida

Imagem

Muitos riachos no caminho

Imagem

Splash !!!

Imagem

Dos bosques para os campos

Imagem

Sai da frente!!

Imagem

Prontos para o downhill

Imagem

Poeira levantada!

Imagem

Trecho bem rápido

Finalizamos nosso pedal encontrando a estrada da ida, num ponto intermediário da subida. Daí mais alguns minutos em descida muito rápida pelo caminho de asfalto e já entrávamos novamente pelas ruas de San Martin, endorfinados, famintos e satisfeitos. Missão cumprida.

Imagem

Ruby bajando !!

Imagem

“Zerando” o lance. Técnica em dia :-)!

Pedale, endorfine-se, sinta o ar puro da mata e transpire emoção.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: