jump to navigation

Ambiente

Aqui trataremos dos assuntos relativos ao Meio Ambiente.

Trilhas, caminhos, paisagens, aventuras e emoções diversas. Novos equipamentos, novos formatos e funções, inovações técnicas. Tudo isso e muito mais está presente no btt, um esporte que se desenvolve e tem cada vez mais adeptos.

Cada centímetro rodado é diferente, porém uma coisa persiste: o inevitável impacto. As alterações que geramos no caminho percorrido. O impacto tanto pode ser bom quanto prejudicial. A estrada ou trilha aberta já é uma modificação ao meio natural. Uma trilha que se torna uma voçoroca prejudica o meio e o próprio esportista. Por outro lado, uma estrada que nos permite passar e chegar a outro lugar, quando bem construída, é um impacto benéfico e necessário. É aquela velha história: o caminho se faz ao caminhar.

Existe algo que precisa mudar, que é muito significativo e que depende da atitude de cada um. Sabe aquela embalagem de cereal ou gel, garrafinha d´água, aqueles plásticos de remendos de câmaras de ar e pedaços de motocicleta que você sempre vê pela trilha? Pois é, tem muita gente que “esquece” isso no mato, o que alarma e preocupa.

Chega a ser desagradável ter que relatar esta realidade, o que dizer então de vivenciá-la! Os detritos, quando atingem os córregos, riachos e rios, podem causar enchentes ou afetar a qualidade das águas, pondo em risco o abastecimento de populações próximas ou a quilômetros de distância. Por isso trazer de volta tudo que foi levado para a trilha é tão importante.

Você lembra de trazer todo o seu lixo? Para ser responsável pela garantia de todos os benefícios que a natureza nos provê, sua resposta deve ser sim, do contrário é bom que passe a ser, daqui em diante.

placaltamira.jpg

Nós do btt sugerimos: leve com você apenas o essencial, o que inclusive, faz parte de uma tendência mundial – o consumo responsável. Não conhece?

Na hora da compra, procure aqueles produtos com menos embalagens. Na hora de preparar sua matula, deixe as embalagens em casa. Assim você pedala com menos volume e peso, não gasta tempo abrindo embalagens e reduz a necessidade de trazer lixo de volta. Desse modo estará promovendo um benefício de pequenas e grandes proporções, agindo local e globalmente. Vc também pode gastar menos água, consumir menos papel, separar seu lixo… mas são assuntos que trataremos em outras oportunidades.

Reforçamos: se levou, traga de volta. Se possível, traga também aquilo que outros “esqueceram jogado” pelas trilhas. Lembre-se que todos os serviços e produtos que usufruímos como alimentação, energia, moradia, combustível, entretenimento e até o ar que respiramos só estão disponíveis por que em algum lugar existe natureza saudável de onde se retira toda energia e matéria-prima.

É importante ainda ressaltar que não apenas nós fazemos os caminhos, mas também que é pelos caminhos da vida que nos fazemos, conhecemos mais, aprendemos, ampliamos os pontos de vista e aperfeiçoamos nossas percepções, e talvez esteja aí todo o prazer do ciclismo, a aquisição de experiência, o cuidado com o que é essencial, com a própria saúde e com a do próximo, toda essa troca engrandece o esporte e dá ao btt uma importância extraordinária (fantástica? sensacional?).

Garanta seus direitos: respeite a todos e proteja as gerações futuras.

Pense nisso.

E mais: pratique sempre!

Anúncios

Comentários»

1. anielle - fevereiro 14, 2007

em geral, quando pedalo em trilhas ou lugares um pouco mais afastados da cidade, sempre acabo voltando com mais lixo do que eu mesma faria.
a verdade é que eu sempre carrego comigo um saquinho plástico por fora da mochila, amarrado, e vou coletando o lixo pelo caminho,latinhas, plásticos, copos, etc., principalmente em feriados prolongados.
conscientizar é importante, mas a falta de beleza do combinado lixo-natureza nao me agradam, e eu tomo atitudes mais práticas q nao me custam nada.
faço isso mais pela estética do que pela ética, pra ser sincera.

2. o autor - maio 6, 2007

Querida Anielle, obrigado pelo comentário.

Não deixe de lembrar que a ética “mora dentro” da estÉTICA…

Ciclo-abraços!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: