jump to navigation

Definindo Matacachorro btt

Como bem diz o nosso Arnaldo Antunes, “O nome da coisa não é a coisa”,  e outros já disseram anteriormente. Mas tem muita gente boa que ainda se perde no nome da coisa. Tem vezes que começo falando de consciência ambiental, penso que é isso o que melhor define Matacachorro.

Matacachorro btt é a consiência ambiental que a prática do btt traz.

Mas qual a ligação entre consciência ambiental e ciclismo? Por ser um esporte de múltipla utilidade, o ciclismo, especialmente o btt, submete o praticante, de forma muito rápida, a diversas situações diferentes sobre duas rodas. Situações extremas e em contraste. Ele transita através de vários ambientes, diversas condições de terreno, inclinações, clima e outros fatores. Diversas vezes estamos sob o sol quando seguimos no plano, sem pedalar, a favor do vento. Mas com uma guinda na direção podemos repentinamente mudar para ambiente de trilha em mata, declive acentuado, pedras, chão molhado… para chegar então ao asfalto, subindo, de coroinha, ouvindo a chuva…

Bicicleta não fica só na trilha. Na verdade, ela faz parte de todos os ambientes, inclusive o ambiente urbano. É um meio limpo e saudável de locomoção. Baratíssimo. Se é seguro ou não é uma questão de atitude de pilotagem. As pedaladas transitam tranquilamente através várias condições de urbanidade. Resta ao condutor estar sempre alerta, e reagir com segurança e precisão. O piloto de uma btt deve estar preparado para atuar em todas as situações. Vamos voltar ao assunto Natureza.

Muito fácil é pensar que quem pratica esporte junto à natureza leva vida mais saudável pela proximidade com as árvores e passarinhos. Sim, talvez, por várias vezes, estejamos em contato com estes elementos da Natureza; porém imagino que a maioria dos leitores residam em cidades. Alguns moram em casas, outros em apartamentos. A nossa vida é de cidade, mesmo. Não dá para negar. Alguns podem morar “no sítio”, mas para estes a única coisa que posso dizer é: “me convide qualquer dia para um pedal com almoço”.

Preocupação com o ambiente não é só cuidado com as trilhas, com os animais, plantas, não deixar lixo, não fazer fogueiras, trazer o lixo encontrado etc. Considerar o meio-ambiente só quando estiver na trilha não é o bastante. Você faz parte do ambiente. Ele continua lá enquanto você vive sua vida na cidade. Aliás, o seu meio-ambiente é a cidade. Então, preocupar-se com o ambiente quando está no mato é importante, mas engana-se quem acha que só pode fazer o bem quando está na trilha.

Mesmo estando na cidade, o ciclista consciente – qualquer cidadão – pode continuar contribuindo para minimizar o impacto que sua vida de consumo invariavelmente causa. Não sujar as ruas é um bom começo.

O consumo de produtos com menor quantidade de embalagens, preferir alimentos frescos, integrar-se na vida de sua comunidade, utilizar transporte sustentável e NÃO MISTURAR o lixo reciclável com o lixo orgânico são coisas que qualquer pessoa pode fazer. Consumo consciente.

Não adianta pensar em fazer isso agora, mas depois desistir pensando: “de que adianta eu sozinho(a)?”. Não se deve condicionar a própria atitude à inércia da sua imaginada maioria. Tem coisas que devemos fazer acreditando que se cada um fizer a sua parte, as coisas podem começar a mudar, para melhor. Converse com o seu vizinho.

Junte-se ao Matacachorro btt.
Linha de frente quando o assunto é consciência ambiental.
Pense nisso. E mais: pratique sempre!

Nos vemos na trilha.

Anúncios

Comentários»

1. Tony Abreu - outubro 9, 2013

muito bom o blog sou de SP mas moro metade do ano na França aqui temos VTT velo tout terrain é a mesma coisa tenho uma 29 que ta em SP , uma outra VTC velo tout chemin aqui na França .
parabéns pelo blog !!

bttgeraes - outubro 14, 2013

obrigado Tony, estamos juntos. conheça também http://www.rotasguiadas.webs.com/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: